Golpe SIM swap: Tim e Facebook indenizarão vítima do golpe.

Em algum momento da sua rotina nas redes sociais, você deve ter visto o perfil de uma pessoa que você segue e costuma acompanhar, fazendo publicações atípicas e repentinas. Algumas destas publicações pedem um valor “X” por pix, alegando ser um investimento ou mesmo para ajudar alguém.

Situações como esta aparecem frequentemente. Muitas vezes, disponibilizamos nossos dados em sites de confiabilidade duvidosa. E isso dá brecha aos golpistas.

O que é golpe SIM swap?

Bom, é possível que você esteja se perguntando “o que é golpe SIM swap?” Pois bem, “swap” significa “troca”. Portanto, SIM Swap é a troca de SIM Card ou troca de chip.

De forma objetiva, o golpe é uma clonagem de número de telefone por meio da troca de SIM Card. Essa troca é possível, em geral, quando o golpista está direta ou indiretamente infiltrado na operadora. Ou seja, se estiver trabalhando na operadora ou tiver colocado alguém lá, ele terá acesso a todos os dados dos usuários, incluindo o número de telefone. Com o fácil acesso a esses dados, o criminoso consegue transferir o chip para outro dispositivo.

Há também o caso de engenharia social. Nessa situação, o golpista entra em contato se passando por uma empresa ou organização oficial. Eles tentam usar argumentos convincentes para que a vítima compartilhe seus dados.

Enfim, infelizmente a criatividade dos criminosos para dar golpes nas pessoas vai além do que imaginamos. Porém, devemos estar atentos e não fornecer nossos dados a qualquer um.

Indenização por falha de segurança de empresas

Em um caso ocorrido no primeiro semestre de 2023, uma médica teve seu chip clonado. Os golpistas solicitaram portabilidade à Tim, que sem a autorização da consumidora, procedeu com o serviço. A partir disso, o fraudador teve acesso a todas as redes sociais da vítima e mudou as senhas para aplicar golpes em outras pessoas, contatos da vítima.  

As empresas envolvidas no caso argumentaram que foi negligência por parte da vítima. Mas, na sentença, o juiz apontou que houve falha na prestação do serviço de telefonia, que se mostrou inseguro ao ponto de permitir que terceiro transferisse para si a linha telefônica com a utilização de outro chip.

Considerações Finais

O desfecho do caso do golpe SIM swap, envolvendo a clonagem do chip de uma médica, sublinha a importância da segurança nos serviços de telefonia. A indenização de R$30 mil reflete a responsabilidade das empresas na proteção dos dados dos usuários, ressaltando a necessidade de aprimorar os protocolos de segurança.

Processo: 5022555-57.2022.8.24.0018

Notícia na íntegra: Tim e Facebook vão indenizar consumidora que foi vítima de golpe sim swap


Se você ficou com alguma dúvida ou quer maiores informações, nos contacte. Estaremos a disposição para ajudá-lo.

Entre em contato:
Email: contato@andrehummel.com.br
Telefone: (41) 98805-8779
Baixar arquivo